Está consumado!

Está consumado

João 19.30

Na vida cristã, a pergunta mais importante que devemos nos fazer é: Eu estou lutando para ser ou porque já sou? (1 Pedro 2.9) Quando Cristo, no momento de sua morte, bradou que estava consumado, era a afirmação de que tudo que poderia ser feito para nossa salvação, já estava pronto e por completo.

O que aprendemos com o Edén?  Tudo estava pronto. Quando Adão foi inserido no Éden o jardim já estava completamente pronto para recebê-lo. A única modificação foi a chegada de Eva, tirada da costela dele, para alegrar os seus dias. Não havia nada mais a construir no jardim, a não ser vigiar,  preservar e não tocar no fruto da árvore proibida que era o sinal de que o governo estava com Deus.

Com a criação humana, no sexto dia, Deus entrou em seu descanso, o primeiro dia do homem, portanto foi no descanso de Deus. Isso nos ensina que basta apenas descansar no Senhor, confiar Nele e viver o favor que está sobre os salvos (Hebreus 4.10).

O que aprendemos na terra prometida? Aprendemos também que tudo já estava pronto. Aquilo que o povo de Deus iria precisar para tornar-se uma grande nação já estava lá, esperando por eles (Deuteronômio 6.10-12). A missão era igual a do Éden: tomar conta do território e expulsar os inimigos. Deus os tirou da escravidão do Egito para uma terra, onde a promessa era mananciais de leite e de mel.

Moisés enviou doze espias para averiguar as condições da terra e o que eles trouxeram foi o fruto, já pronto para o consumo; um cacho de uvas que de tão grande precisava de dois homens para carregar (Números 13.23). Aprendemos aqui que não basta receber a salvação, precisamos tomar posse dela pela fé.

O que aprendemos com a graça? Que a salvação em Cristo foi um ato perfeito e   completo. Sempre fomos ensinados que temos que pagar um preço todos os dias para não entristecer o coração de Deus e assim garantir a nossa salvação e suas bênçãos. Ao invés de agradar, essa postura errada entristece a Ele, pois demonstra que não compreendemos a perfeição de tudo que nos foi oferecido através da morte no Calvário.

Não é pelos seus méritos, pelas coisas que você faz ou pelo que desempenha. Tudo é por causa do amor e bondade que resulta em favor de Deus para você (Efésios 2.8). Tudo que você acha que precisa ser, ou fazer, Cristo já foi por você. A sua parte é crer que tudo está consumado. Creia que Ele te ama e tem sempre algo pronto para te entregar. (Romanos 8.32)

Conclusão: Muitas pessoas não conseguem compreender a graça por causa do nível de bondade que ela traz em si. Saiba que ela só é graça pelo fato de não requerer merecimento. Deus não quer mais nada de você, apenas que o ame, que se sinta muito amado por Ele,  que guarde as sua Palavra impulsionado pelo amor e desfrute de todo favor que Ele te dá. Viva sua fé por gratidão, nunca por medo do castigo.

Perguntas para reflexão e compartilhamento da lição

  1. O que Cristo quis dizer quando gritou que estava consumado?
  2. No Éden, qual era o sinal de que o governo era de Deus?
  3. O que aprendemos com a graça?
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.