Seguindo em frente

Seguindo em frente: Isaias 30.21

Todos enfrentamos crises. Quando ela chaga, pensamos: “Nós trabalhamos, damos o nosso melhor, nos esforçamos, buscamos a excelência e parece que as coisas não andam!” Se não vigiamos, acabamos desistindo de tudo. Precisamos lembrar sempre que andamos pela fé (2 Coríntios 5.7) e que muitas vezes, aquilo que seria uma grande crise pode ser o início de uma estação de sucesso, com a qual nunca sonhamos (Jeremias 29.11).

Seguir em frente é o desafio (Hebreus 10.38-39): Pelo menos duas coisas podem anular a nossa fé e nos impedir de seguir em frente, rumo ao propósito que Deus estabeleceu para nós:

1. Sentimentos: Cuidado com o que seus sentimentos te induzem a fazer. Porque não podemos confiar em nossos sentimentos? Tem fase na vida que mergulhamos tanto em impulsos e crises internas que sentimentos se transformam em delírios. Os delírios são pensamentos ou palavras distorcidas da realidade. É como se pessoa estivesse vivendo em outro mundo que só existe em sua mente.  É por isso que as vezes pensamos estar tomando a decisão certa, mas no fundo, tudo não passa de delírio de nossa mente (Provérbios 16.32).

Tem sentimentos que duram um dia, outros, uma semana, mas os sentimentos passam. A vontade de Deus para sua vida é para toda sua existência na terra e também para a eternidade. Vai deixar o que está sentindo agora estragar tudo?

2. Ações do diabo: Entenda uma coisa: O diabo está agindo. Para você ser melhor? Não! Para tornar sua vida ainda pior. A pergunta é: Você vai deixar? O diabo tem uma qualidade chamada “constância”. Desde quando ele foi derrotado, nunca desistiu. Ele está sempre à espreita, vigiando e esperando um fraquejo, para atacar. É importante ter a convicção de que ele pode agir no mundo, que pode armar laços, fazer projetos, mas que ele não vai agir em sua vida. É Deus que age em você. Aprenda a fugir dos ataques do mal (Tiago 4.7).  

Conclusão: O texto que lemos não fala de um caminho errado, mas que, independente das decisões e caminhos que escolhermos, o caminho é a voz. Nosso caminho mais seguro será sempre andar pela orientação da voz de Deus. Precisamos ouvir com interesse, com atenção, compreendendo o que está sendo dito, discernindo quem estamos ouvindo e proclamando o que ouvimos.

A voz nos segue, vem atrás de nós como a voz que guia, a voz do bom pastor. (João 10.11) Era por que sabia que havia um poderosa direção guiando sua vida que o salmista dizia: “ainda que eu ande pelo vale da sobra da morte não temerei mal algum por que Tu estás comigo” (Salmos 23.4)

Perguntas de compartilhamento e reflexão sobre a lição:

1. Aquilo que seria um grande mal pode ser o inicio de que?

2. Quais são as duas coisas que podem anular nossa fé?

3. O que o diabo faz desde quando foi derrotado?

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.