Ele foi ferido por nossas transgressões

Ele foi ferido por nossas transgressões

Isaias 53.1-6


O profeta Isaias é considerado o profeta messiânico, pois foi o que mais falou sobre a vinda do Messias, mesmo tendo vivido 700 anos antes seu nascimento. No capitulo 53, Isaias nos traz uma visão do Cristo que todos precisamos conhecer mais profundamente para direcionarmos a Ele a nossa fé (Hebreus 12.2). Ele mostra um Jesus que não é apenas o Jesus da bênção e dos milagres que precisamos todos os dias, mas o Jesus do perdão e da libertação. O Cristo que Isaias nos apresenta é aquele que sofreu para que não precisássemos sofrer e morreu para que  tivéssemos vida.

Isaias diz que ele foi subindo como um renovo, ou seja, como um broto novo em uma planta que estava prestes a morrer (Isaias 53.2). Jesus surgiu num período conhecido como “400 anos de silêncio” neste tempo, Deus nada mostrou aos seus profetas e nada falou com o povo, até o nascimento de Jesus.

Ele viria como rei e neste tempo, todos os reis eram obedecidos, honrados e reverenciados como se fossem deuses, mas na visão profética de Isaias, o Cristo aparecia na sua forma humana. Mesmo que tivesse vindo como rei, era ele um peregrino que tinha saído do convívio da família e agora andava com seus discípulos pelas cidades de aldeias, pregando o Reino de Deus e curando as pessoas. Alguns criam Nele, outros não faziam caso e havia também os que rejeitavam e queriam prendê-lo (Mateus 23.37).

O Jesus que é desprezado e rejeitado, todos nós conhecemos. Ele faz parte da vida dos seres humanos. Mas no versículo 04 (ler), o profeta começa apresentar um Jesus com natureza divina. O Jesus que quando entra na vida das pesssoas vai retirando delas o sofrimento, dores e enfermidades. Isso mostra que o Filho de Deus não veio ao mundo apenas para sofrer, mas para libertar o povo do sofrimento. Precisamos ter uma fé que não seja voltada apenas para pedir e receber, mas que nos leve a ser gratos e nos faça reconhecer todo bem que Jesus nos fez e ainda faz.

Hoje estamos livres de todo mal, mas o preço que cada um tinha que pagar recaiu sobre Jesus. O profeta diz que “Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades.” Imaginem se este mal tivesse recaído sobre nós e cada um tivesse que ser ferido ou moído por seu pecado? Ele padeceu carregando a desconfortável cruz que lhe feriu de todas as formas, mas foi pelas suas pisaduras fomos sarados (Isaias 53.5).

Conclusão: A única coisa que merecíamos pelo pecado era o castigo, mas a Bíblia diz que “Deus fez cair sobre ele o destino de todos nós.” (Isaias 53.06) O que tinha que suceder a nós, Ele tomou para si. Ele ferido para que fossemos curados, sofreu para que tivéssemos alívio, foi desprezado para que fôssemos notados por Deus, foi castigado para que tivéssemos  paz e morreu para que recebêssemos a vida eterna.

Perguntas para compartilhamento e reflexão:

1. por que Isaias é considerado um profeta messiânico?

2. Isaias fala de duas naturezas de Jesus, quais são elas?

3. Como ficou conhecido o peródo em que Deus nada falou?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.