Aspectos da salvação relativos à alma

A salvação foi um favor maravilhoso vindo de Deus e executado em nossa vida por Cristo. A maturidade e o crescimento, assim como um relacionamento frutífero com Deus vem do Espírito, mas quando se trata de problemas relativos à nossa alma, aí já é responsabilidade nossa.  Cuidar de nossa alma é prova de que queremos, a cada dia, fazer a vontade de Deus porque é alma que se alojam todos os muros, obstáculos e impedimentos que nos afastam Dele e das pessoas.

Quando Paulo escreveu aos Romanos, (Romanos 12.2) instruindo sobre a renovação da mente, era sobre esta responsabilidade que se referia. Enquanto a mente cuida da inteligência, do raciocínio e da razão, a alma é a sede de todas as nossas emoções. Pessoas que agem mais através da alma, ou seja, pela emoção, são mais fáceis de serem enganadas, manipuladas e vivem com feridas profundas. Cuidar de nossa alma é cuidar da vida emocional, sentimental e espiritual. Para que a alma seja curada, a mente humana tem que ser alimentada com bons pensamentos, boas expectativas, fé e muito desejo de mudança, caso contrário, as feridas da alma podem se tornar uma prisão ou escravidão para vida inteira, mesmo andando com Deus. Quando cuidamos de nós, cuidamos indiretamente daqueles que são importantes para nós, pois passamos a semear somente o bem ao nosso redor.

Nascidos da carne x nascidos do Espírito: Jesus disse a Nicodemos que aquele que não nascesse da água e do espirito não poderia ver o Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do espirito é espirito (João 3.5-6). Os nascidos da carne sofrem na alma, as influências do mundo exterior e são constantemente afetados pelas circunstâncias ruins da vida, como: amargura, tristezas e ressentimentos. Já os nascidos do espirito são influenciados por Deus e resolvem tudo na base do perdão, do amor e da mansidão. Quando aprendemos a viver no espirito, temos sempre dentro de nós, alternativas boas para enfrentar momentos ruins sem que estes ataquem nossa alma.

Como o espírito, é a parte do homem que interage com Deus, ele produz e libera coisas boas, mas a alma absorve fatos negativos e vai reforçando tais fatos com as muitas repetições. Cada decepção que sofremos, reforça na alma, a ideia de que todas as pessoas são iguais e irão nos decepcionar, também. Levados por estes laços de reforço, podemos   eliminar um relacionamento antes que ele se fortaleça, com medo de nos ferir novamente.

Muitas vezes, a alma doente não reconhece as próprias feridas. Pensa que todas as situações de tristezas e frustração são decorrentes de acontecimentos normais, assim fica mais difícil a cura. É por isto que devemos tomar bastante cuidado com o hábito de  sempre que culpar s terceiros por todas as coisas ruins que nos acontecem. Temos sempre nossa parcela de responsabilidade em cada processo e precisamos assumi-la.   

Conclusão: É em Cristo que encontramos cura para todas as mazelas que afligem a alma. Ele nos prometeu um jugo suave e um fardo leve e isto diz respeito a tudo que nos atinge negativamente (Mateus 11.28-30). Precisamos crer Nele e ter coragem para mudar. Uma vida feliz não depende de espiritualidade e nem de acontecimentos sobrenaturais; depende de fé e atitudes de mudança.

Autor: Adeneir Sousa

Perguntas de compartilhamento:

  1. De quem é a responsabilidade pela cura da alma?
  2. Onde se alojam impedimentos e obstáculos que nos afastam de Deus?
  3. Qual é a parte do homem que interage com Deus?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.